Doença Celíaca, será?

A doença celíaca de uma forma geral, tanto para adultos como para bebés, manifesta-se por uma inflamação do revestimento do intestino delgado na presença do glúten. A doença celíaca não é uma alergia ou intolerância alimentar. É sim uma doença autoimune. O sistema imunitário cria linfócitos (glóbulos brancos) e anticorpos que protegem o corpo de…

Finalmente chegaram as noites bem dormidas!!

Dormir… Quem é que não gosta de dormir… Eu gosto ou melhor gostava… Chegamos a uma altura na vida que trocamos o descanso por um amor maior! Recordo as, pelos vistos, sábias palavras, da minha querida manicure à 6 anos atrás: “Mafáuda, cê nunca mais vai dorrmi! Que horror Adriana, dizia eu, são só os…

Dietas milagrosas, um “tiro” no teu metabolismo…

Hoje em dia ouvimos muito falar no termo “metabolismo” sendo muito frequente a sua aplicação para justificar o ganho de peso. Expressões como “o meu metabolismo é lento, por isso tenho mais facilidade em engordar” são muito frequentes. Na verdade, estas expressões refletem a relação entre dieta e metabolismo. O teu metabolismo adapta-se à restrição alimentar…

Saber ler rótulos para melhor comer!

Nem todos os alimentos são o que parecem. Alegações nutricionais, como “rico em fibra”, “pobre em açúcares”, entre outras, muitas das vezes mascaram adição de nutrientes indesejáveis ou diminuição de alguns nutrientes essenciais, que se espera encontrar em quantidades consideráveis num determinado alimento. Saber ler rótulos ajuda-te a conhecer aquilo que comes, fundamental não só na…

O perigo do açúcar…

Hoje vou-te falar de açúcar. Não fosse eu uma grande gulosa!! O que o seu consumo, seja ele normal ou excessivo, provoca no teu metabolismo. O açúcar constitui uma inegável fonte de prazer mas assume-se como um grande vilão quando pretendemos perder peso mas também na adoção de um alimentação saudável. Eu sou super gulosa! E…